Esta é a receita típica e tradicional do bolo-rei à francesa “galettes des rois”, embora, muito diferente do nosso bolo-rei português, foi esta a receita, que influenciou e esteve na origem, do nosso bolo-rei à portuguesa.
Em Portugal, o bolo-rei chega no século XIX. O empresário Baltazar Júnior, ao visitar Paris em 1840, teve acesso à receita francesa do bolo-rei e, encantado, decidiu trazê-lo para Portugal. Saiba a história do Bolo-Rei aqui.
![]() |
Bolo-Rei à Francesa “Galette des Rois” – Sabores no Tacho |
BOLO-REI À FRANCESA “GALETTES DES ROIS” – SABORES NO TACHO
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
- Peneira-se a farinha com o sal. Faz-se uma cova, onde se põe a manteiga, que se liga à farinha, juntando a água aos poucos e amassando rapidamente;
- Faz-se uma bola, que se mete no frigorífico durante meia hora;
- Estende-se com o rolo e, por 4 vezes, dobra-se e estende-se, seguindo o processo da massa meia folhada, deixando-a repousar 10 minutos no frigorifico entre a segunda e a ultima dobragens.
- Estende-se depois numa rodela com 1 ½ cm de altura, na qual se mete a fava;
- Coloca-se no tabuleiro do forno, abrem-se-lhe desenhos variados e a gosto na superfície com o bico de uma faca humedecida, pincela-se com gema de ovo e coze-se em forno forte cerca de 15 minutos.
NOTAS: Também se pode fazer a galette com retalhos e aparas de massa folhada. Que sobejam quando se cortam caixas para vol-au-vent.
Fonte: Horadabuxa, Gastronomia
![]() |
Para mais Receitas Sabores no Tacho |
![]() |
Conheça também o Horadabuxa |